domingo, 1 de novembro de 2009

Bruxismo...

O título deste post parece assustador mas nada tem a ver com o Halloween nem com nada do que se terá passado ontem no jogo do meu SLB :s...
.
Descobri recentemente, que padeço deste hábito que é nada mais nada menos que ranger os dentes de forma rítmica durante o sono! Pois é, não fazia ideia que rangia os dentes em quanto dormia, muito menos que a este facto se dá o nome de "Bruxismo"! Que raio de nome!
.
Enfim, o sintoma pode advir de um alinhamento incorrecto dos dentes, fechamento inadequado da boca ou stress! ( Stress, o que é isso?! :P)
.
Nos últimos tempos o J. dá por mim a fazer barulhos estranhos com os dentes, que segundo os especialistas, não é nada bom para a saúde pois pode causar o desgaste anormal dos mesmos, podendo estender-se até a gengiva, causando dor. As dores de cabeça tensionais são comuns porque surgem por contracção excessiva dos músculos da mastigação, podendo atingir rosto, pescoço, ouvido e até ombros. Agora percebo...
.
Os tratamentos podem ser, uma placa interoclusal para evitar a actividade dos músculos durante a noite (antes que a minha dentadura se estrague a mastigar-se a si mesma), evitar pastilhas (impossível :s) e aliviar o stress/ansiadade com psicoterapias, iogas e exercícios de relaxamento...até me parece muito bem, mas tempo?!
.

12 comentários:

  1. Oh que bela coisa foste tu arranjar! x)

    Deixei-te um selinho no meu blog ;)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. É verdade Rita, grande coisa! Quanto ao selo MUITO OBRIGADA! Adoro selinhos :P!


    ***

    ResponderEliminar
  3. o meu namorado sofre do mesmo, por isso eu imagino que o J. passe. É um pouco aflitivo, acordarmos e ouvirmos a pessoa que está ao nosso lado a ranger os dentes e a bater os maxilares..no silêncio da noite assusta um pouco.lol
    Já dei a ler ao meu namorado este texto, ele às vezes sofre de umas dores de cabeça, se calhar têm explicação..
    Bjs
    marisa

    ResponderEliminar
  4. Olá Marisa,

    Também acho, bem desconfio que as minhas enchaquecas têm alguma coisa a ver com esta história! O J. diz que é bem estranho..lol

    Espero sinceramente que este post ajude, eu desconhecia totalmente esta situação!

    ***

    ResponderEliminar
  5. Eu já conhecia este termo e a "doença", mas não sabia que estava associado a dores de cabeça. Só tinha lido acerca do desgaste do esmalte.. Há quem diga que uma das causas para isto acontecer é um encaixe anormal dos maxilares, que pode ter sido causado por um largar da chucha tardio (ou chuchar no dedo)
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Pois é Marisa, mas o mais estranho é poder ser stress! "ah e tal, tou stressada deixa la mastigar os dentes" :S lol! mt estranho...enfim espero que passe!

    ***

    ResponderEliminar
  7. Olá! Realmete é uma chatice, e pode causar as dores de cabeça pq alem de ranger os dentes não estás com o maxilar relaxado... as vezes ate os ouvidos doem (eu antes pensava q tinha otites constantes :S ). Mas como entretanto acabei mm por usar aparelho fixo por outros motivos, tb ajudou. Agora durmo com uma "goteira" q deve ser parecido com o q deves usar para relaxar o maxilar e n ranger os dentes. ;)
    **

    ResponderEliminar
  8. Podes crer ana, mt chato, mas talvez agora possa compreender toda a tensão q tenho nos ombros e as dores de cabeça! Hoje falei com uma cliente que a partir do momento q passou a usar a tal placa nunca mais teve dores de cabeça! Tenho de tratar disto!

    ***

    ResponderEliminar
  9. Pudera, tu não paras um segundo! Qualquer um rangia os dentes de noite!!
    Vá vá vai lá fazer as masagens de relaxamento e compra lá a placa! Se bem que n sei o q deve ser mais assustador p o João, ouvir o ranger dos dentes ou acordar a meio da noite, olhar p ti e ver-te com uma cena enfiada na boca!

    ResponderEliminar
  10. LOLOL..ainda não tinha pensado nessa parte! lá se vão os meus beijinhos matinais...hahahah

    ***

    ResponderEliminar
  11. Estou divertidissíma com todo o desenrolar desta conversa, mas posso descansar quem precisar de usar uma "goteira" porque passa despercebida para o companheiro(a) porque é transparente.
    Em relação a dores de cabeça, costas, ouvidos e tudo o mais que possa sofrer com a pressão continua dos dentes,digo por experiência própria que só desaparecem as dores ao fim de alguns dias de uso da goteira.
    Enfim bem vinda ao clube.Eh,eh!!

    ResponderEliminar
  12. Tenho mesmo de ir tratar dessa "goteira" agora quando acordo, tento perceber se estou o não a rager os dentes, aparentemente nunca dei por mim a ranger mas sinto que estou a pressiona-los como se tivesse a apertar algo! :( talvez por isso esta noite ter sonhada que um bicho tipo lince me ferrou o dente no braço e não largava! hahah só vejo dentes! LOLOL

    Mrs Crama, beijinhos!***

    ResponderEliminar

Obrigada pela tua visita!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...